ACIQI

Aces da Caciopar aprendem mais sobre captação de recursos

Bancos, fundações e o próprio governo contam com linhas especiais que podem ajudar a financiar programas de fortalecimento de instituições filantrópicas diversas, a exemplo de associações comerciais. De olho nisso, a Caciopar promoveu evento direcionado a diretores, a técnicos e a colaboradores de Aces. O encontro ocorreu na última quinta-feira, na Acic, em Cascavel.

O conteúdo foi repassado pela assessora de Captação de Recursos do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), Angelita Helena Hanauer. “Com essas informações, que foram ricamente detalhadas, as associações comerciais terão condições de, com o suporte de projetos bem elaborados, buscar recursos até a fundo perdido”, informa o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Sergio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon.

Recursos

Angelita informou que as Aces podem ter acessos a recursos reembolsáveis, não reembolsáveis, subvenções, programas de bolsas, transferências voluntárias e até de fundos de investimentos. Para tanto, a associação precisa contar com processos de captação de recursos, definir projetos (prioridades), elaborar o pré-projeto e estar integrado às políticas do banco de projetos, execução e acompanhamento e elaboração de subdivisão de propostas.

Os recursos podem ser captados, pelas Aces, junto a instituições de fomentos, Finep, Fundação Araucária, BNDES, BRDE, Capes, FBB e CNPq, entre outros. Para tanto, a entidade precisa contar com documentação atualizada, informações institucionais rigorosamente em dia, além de competências e contrapartidas.

Legenda

Cerca de 50 pessoas participaram do encontro na Acic, em Cascavel

Crédito: Assessoria