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Mesmo com a crise, é possível vender bem no Dia dos Pais

Com a queda nas vendas por causa da crise econômica, muitos comerciantes depositam suas esperanças de recuperar parte dos prejuízos nas datas comemorativas. Porém, apesar de elas representarem uma boa perspectiva de alívio para as contas, é preciso se preparar bem para aproveitar as oportunidades criadas por esses momentos. Confira a seguir algumas estratégias para incrementar o faturamento no Dia dos Pais.

José Carmo Vieira Oliveira, consultor do Sebrae-SP, afirma que o Dia dos Pais é a terceira ou quarta data mais importante para o comércio, ficando atrás de Natal e Dia das Mães, por exemplo. Por isso, o empresário não deve esperar um volume excepcional de vendas. Para saber o tamanho ideal do estoque que deve ser montado para a data, o ideal é fazer uma média das vendas dos dois últimos anos e levar em conta a situação econômica atual.

Em um ano de crise como 2015, o ideal é manter o mesmo estoque usado anteriormente, mas investir em opções de presentes mais em conta. As pessoas não vão deixar de comprar, mas é possível que elas procurem algo de valor mais baixo”, diz o consultor do Sebrae-SP.

Outro ponto importante para se trabalhar em datas comemorativas é a parte visual da loja. Segundo Carmo, uma boa vitrine pode fazer com que as vendas cresçam em até 30%. Para isso, é preciso investir em cores identificadas com o segmento masculino, como verde, azul e violeta, que passam a sensação de tranquilidade e seriedade. Caso o foco seja em pais mais jovens, pode-se optar por cores quentes como amarelo, vermelho e laranja.

As embalagens de presente também são muito importantes e podem fazer a diferença na hora de o cliente optar pelo lugar onde vai comprar. Por isso, os modelos devem ser criativos e precisam ser deixados bem à mostra”, orienta Oliveira.

Para completar, o consultor do Sebrae-SP destaca que em épocas de grande movimento como esta não é preciso oferecer grandes descontos, mas uma data como o Dia dos Pais oferece uma boa oportunidade para cadastrar clientes e oferecer cupons para que eles voltem futuramente. “Invista em kits de produtos voltados para diferentes perfis de pai, considerando idade e preferências, como pai esportista, antenado, workaholic ou brincalhão. Outra dica é oferecer brindes em troca do preenchimento de fichas, que vão dar importantes informações para que você busque este cliente em outras oportunidades”, encerra Oliveira.

Fonte: Terra Brasil

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