10 dicas para você vender mais no Natal

Vender é algo incrível. Você ganha dinheiro por satisfazer os desejos (ou solucionar um problema) do seu cliente. Quando paramos para refletir sobre vendas na época do Natal é ainda mais prazeroso. Os clientes estão adeptos a novas compras e a vontade de presentear os amigos e a família torna a venda mais fácil. No artigo de hoje, vamos abordar 10 dicas para você vender mais no Natal.

POR QUE APROVEITAR O NATAL PARA VENDER MAIS?

A data natalina está associada a presentear, ou seja, uma oportunidade para os comerciantes venderem mais. O comércio aposta no Natal porque as pessoas estão mais dispostas a gastar no mês de dezembro, pois tem o diferencial do 13° salário, que é um estímulo para ir às compras.

COMO UM VENDEDOR PODE FIDELIZAR O CLIENTE:

O bom relacionamento com os clientes deve ser feito durante o ano todo para que você seja a primeira pessoa que seu cliente lembre. É por isso que o papel do vendedor é importante para fidelizar a clientela.

Atendimento eficaz, atenção aos detalhes e a vontade de suprir as expectativas com produtos de qualidade são armas infalíveis para um bom vendedor. Quem está comprando na loja quer atenção, paciência e dedicação. Afinal, o melhor cliente é aquele que é fiel!

10 TÉCNICAS DE VENDAS EXCLUSIVAS PARA O NATAL

Para que você possa aumentar seu resultado durante essa época, veja 10 técnicas para auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho.

1 – MANTENHA CONTATO COM SEUS ATUAIS CLIENTES:

SIM! Uma das melhores formas de vender mais é vender para quem já é seu cliente, ou seja, para quem já te conhece. Mantenha contato com eles, seja por telefone ou e-mail e convide-os para fazerem uma visita, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal.

2 – DECORAÇÃO E AMBIENTE:

Nada melhor que comprar presentes de Natal em uma loja que está no clima natalino. Invista na decoração do seu ambiente com irreverência e criatividade. Tudo o que é novidade, aguça a curiosidade.

3 – MARKETING SENSORIAL:

Uma das apostas dos últimos anos está relacionada ao ambiente de vendas, ou seja, a preocupação com a melhor experiência de compras que o cliente vai ter dentro da sua loja ou empresa.

O marketing sensorial ajuda a atrair e reter os clientes mais tempo dentro da sua loja. Para exemplificar, se você utilizar aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, seus clientes vão sentir-se bem e, consequentemente, estarão mais propensos a gastarem.

4 – ATENDIMENTO DE QUALIDADE:

Um dos principais problemas dessa época é a famosa “correria”, ou seja, os vendedores tentando atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Para vender mais no Natal, você precisa atender bem seu cliente e, principalmente, OUVIR o que ele deseja comprar.

Sempre que for possível, dê algo de presente ou brinde. Os clientes que estão comprando para presentear vão adorar serem presentados e vão ter maior empatia com você. Isso resulta em relacionamento de longo prazo!

5 – PROMOÇÕES:

Aproveite a época do Natal para fazer promoções, principalmente às “combo” (compre 1 e ganhe outro, por exemplo). Além disso, oferecer kit’s prontos, já com uma embalagem de presente.

Uma das promoções que surtem maior efeito no comércio é a de descontos acumulativos. Os clientes que compram 3 peças de uma roupa ganham, por exemplo, 50% de desconto na 4º. Dessa forma, você utiliza gatilhos mentais nos clientes, mostrando a possibilidade de ECONOMIA quando, na verdade, eles vão gastar mais para ter o benefício.

6 – TRABALHE COM A FORMA DE PAGAMENTO:

Uma das melhores formas de vender mais no Natal é disponibilizar formas de pagamentos com maior número de parcelas. Utilizando o exemplo acima, para aumentar o gatilho mental do seu cliente diga para ele: “e você ainda pode pagar em 6 vezes sem juros”.

7 – ATRAÇÕES ARTÍSTICAS E MUSICAIS:

Se você pode ousar um pouco mais nas estratégias de vendas, porque não colocar algo que encante o cliente enquanto ele compra em sua empresa? Se você trabalha em uma loja de brinquedos, concorda que ter atrações para as crianças vai fazer com que as mães e os pais permaneçam mais tempo dentro da loja?

8 – DISPOSIÇÃO DOS PRODUTOS:

Nesta técnica, é MUITO importante você observar o comportamento do seu cliente. Se grande parte dos clientes que compram o seu produto “A” se interessam, no momento da compra pelo “B” (por fazer correlação), porque não coloca-los juntos?

9 – EQUIPE COMERCIAL E TREINAMENTO DE VENDAS:

Essa dica é para gerente de vendas ou para o coordenador. Uma vez que a demanda aumenta, concorda que precisamos ter mais vendedores qualificados para atender o alto volume?

Essa é uma das principais dicas, porque para atender o cliente de forma agradável, com muita simpatia e de maneira prestativa é necessário orientação.

10 – INVISTA EM PÓS-VENDA:

Agora que você fechou a venda, porque não anota os dados do cliente (nome, telefone celular e email)? Essa é a MELHOR forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras, no ano que se aproxima. Uma dica extra é manter o hábito de enviar emails que ajudam a vender, ou seja, manter contato com esses novos clientes, informando sobre promoções, novas coleções ou qualquer outra novidade que seu mercado e sua empresa oferecem.

Fonte: Super vendedores/ Leandro Munhoz Moreira