Empresário de Quedas do Iguaçu receberá a comenda Hylo Bresolin

O empresário Reni Felipe Fernande, ex-presidente da Aciqi (Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu), vai receber em abril a Comenda Hylo Bresolin, maior reconhecimento do setor produtivo do Oeste do Paraná entregue pela Coordenadoria a uma personalidade do meio.

A indicação foi feita por membros do Conselho Consultivo da entidade (ex-presidentes) e aprovada por uma comissão especialmente constituída para esse fim de acordo com o estatuto da coordenadoria. A medalha leva o nome do fundador da Caciopar que representa 46 associações comerciais da região Oeste. A entrega da comenda será no dia 6 de abril juntamente com a posse da nova diretoria para o biênio 2018/2020.

O prazo de inscrição de chapas para a sucessão de Leoveraldo Curtarelli de Oliveira termina na segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Além do presidente e vice, outros 39 nomes precisam ser indicados. Nesta semana, a comissão de posse esteve reunida para começar a definir os detalhes da cerimônia, uma das mais importantes do calendário anual de atividades da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná.

Quem é Reni Fernande Felipe?

A trajetória do empresário Reni Fernande Felipe é uma prova de que no Brasil, com determinação e trabalho, é possível vencer honestamente na vida. Nascido em 17 de abril de 1958 em Machadinho – RS, Reni é casado com Rosemari e tem uma filha, Andressa. Na adolescência ele foi trabalhador rural e dos 14 aos 19 anos foi seminarista no Instituto Estrela Missionário, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Em março de 1978, Reni chegou à cidade de Pato Branco, onde iniciou as suas atividades profissionais. De família humilde e sem recursos, voltou a estudar com a ajuda de colegas que compraram e lhe doaram os materiais escolares. Por alguns meses, ele chegou a trabalhar como gari para a prefeitura e então conseguiu uma colocação como auxiliar administrativo. Na mesma empresa ele chegou a gerente, ocupação que deixou para gerir o próprio negócio, uma microempresa no ramo de confecções.

O sonho de buscar uma graduação começou quando ele já era maduro, aos 42 anos. Reni cursou Administração de Empresas na FAQ. Em 1995, ele inaugurou a Confecções Quedas do Iguaçu, com quatro funcionários. A atividade empresarial passou a ser gerida ao lado de ações sociais e comunitárias diversas. Desde jovem, ele percebeu que gostava e sentia orgulho de ajudar e de estender a mão ao próximo. Um dos projetos dos quais participa é o Gente, entidade que atua na recuperação de crianças e de adolescentes em situação de risco.

A partir dos anos 2000, Reni Fernande Felipe descobriu o associativismo empresarial. E então não parou mais. Na Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu, Reni ocupou cargos de conselheiro fiscal, diretor de assuntos do comércio, vice-presidente administrativo, vice para assuntos do SPC e de 2012 a 2016 foi o presidente da entidade. Atualmente, ele responde pela função de diretor de Assuntos Regionais. Paralelamente às suas atividades na Aciqi, Reni passou a participar ativamente de ações da Caciopar.

Na coordenadoria ele já ocupou os cargos de coordenador da indústria, presidente do conselho deliberativo (formado pelos presidentes das associações comerciais), e atualmente é o segundo vice-presidente do comércio. Além de vários projetos e conquistas empresariais para a sua cidade, Reni também colaborou com a instalação, em Quedas do Iguaçu, de agência do Sicoob Credicapital, do ponto de atendimento do Sebrae e participou de comissão pela implantação, no município, de um campus do Instituto Federal do Paraná.