Empresário Reni Felipe recebe Comenda Hylo Bresolin

Caciopar

Cerca de 700 pessoas participaram na noite de sexta-feira, no Tuiuti, em Cascavel, da posse da nova diretoria da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. Na presença de deputados, líderes de setores organizados e empresários, o advogado e administrador de empresas Alci Rotta Júnior deu o tom de como espera conduzir a Caciopar pela gestão 2018/2020. Ele reconheceu a relevância do trabalho que a entidade desenvolve e de seu papel no processo de organização e de alinhamento das grandes causas regionais.

Alci fez um pronunciamento abrangente e citou questões como as mudanças em curso impactam na vida de cada brasileiro e das empresas. Ele destacou as grandes bandeiras estruturais da região, das que já foram concretizadas e de muitas outras que ainda precisam sair do papel, e também de mudanças agudas que a tecnologia traz. “A tecnologia é fascinante e abre inúmeras oportunidades, mas precisamos saber como enfrentar a antitecnologia, que é o efeito colateral de tudo isso, que fecha empresas e sepulta profissionais, deixando um grande número de pessoas sem fonte de renda”. Alci atua na área associativista há dez anos, ocupando vários cargos e inclusive a presidência da Acic de Cascavel.

O novo presidente da Caciopar citou também que 2018 é ano de eleições. Ele reconheceu que o Oeste tem bons representantes, mas alertou para a necessidade de gestões ainda mais responsáveis e do enxugamento do tamanho da máquina pública. Ele fez uma saudação especial aos líderes que já receberam a Comenda Hylo Bresolin e à gestão de Leoveraldo, que classificou das mais produtivas e competentes. Alci falou do projeto de criação de microrregiões no Oeste e do recente certificado ouro que a Caciopar recebeu em treinamento sobre gestão ofertado pela Faciap.

Agradecimento
O presidente Leoveraldo de Oliveira, que deixava a presidência, disse que estar à frente da Caciopar foi uma honra e um grande aprendizado. Ele agradeceu o empenho de todos e ressaltou a missão do associativismo empresarial na construção de um Brasil melhor, de oportunidades e mais justo. O presidente da CACB, George Teixeira, falou da junção de forças que o sistema traz e das mobilizações necessárias para que as reformas, fundamentais para dar mais mobilidade ao País, aconteçam. Por sua vez, o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, citou que é hora de as empresas assumirem a condição de protagonistas do desenvolvimento de suas cidades e regiões.
Comenda

Um dos momentos mais aguardados do evento da Caciopar foi a entrega da sexta Comenda Hylo Bresolin. O agraciado foi o ex-presidente da Aciqi, de Quedas do Iguaçu, Reni Fernande Felipe. De família humilde, Reni tem uma história de vida inspiradora. Ele foi seminarista, gari e foi para a faculdade muito mais tarde do que gostaria. Virou empresário de sucesso, presidente de associação comercial e se tornou um modelo de perseverança, ética, trabalho e empreendedorismo. “Sinto-me muito honrado e feliz por receber uma homenagem tão especial”, citou ele, estendendo agradecimentos à Caciopar, à família e à comunidade de Quedas do Iguaçu.

A cerimônia marcou também o aniversário de 42 anos da Caciopar, a maior e mais antiga das 12 coordenadorias da Faciap. Ela foi criada em 3 de abril de 1976 quando existiam apenas seis associações comerciais na região. O consenso na época era de criação de uma entidade que pudesse ser a porta-vez do Oeste junto às instâncias de governo. O primeiro comandante foi o então presidente da Acic Hylo Bresolin, que faleceria em outubro de 2016.

Crédito: Fábio Conterno

Fonte: Caciopar