Integração, inovação e investimentos são a tônica do maior evento empresarial do Oeste

Três aspectos centrais nortearam o desenvolvimento da programação do 5º Congresso Caciopar e 6º Fórum do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) na última sexta-feira nas novas instalações da Acifi, em Foz do Iguaçu. As apresentações e trabalhos orbitaram em integração, inovação e investimentos, termos que definem um forte momento de transformações que a região experimenta. Cerca de 300 empresários, de municípios de todo o Oeste, além de autoridades participaram da programação.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, Faisal Ismail, falou que o edifício que se torna a nova casa da Acifi é o resultado de um sonho de muitos anos e de um trabalho que, desde o início do planejamento à inauguração, consumiu dez anos para ficar pronto. Ele citou também a responsabilidade das associações comerciais e do associativismo, que têm por missão preparar terreno para as empresas e pessoas que querem trabalhar, produzir a ajudar a transformar para melhor a realidade das suas comunidades.

O secretário municipal de Turismo, Comércio, Indústria e Projetos Estratégicos de Foz, Gilmar Piolla, falou do bom momento que a região experimenta, com a retomada de parcerias e investimentos. “Apenas Foz do Iguaçu recebe, simultaneamente, mais de R$ 2 bilhões em novos projetos e recursos a obras públicas e privadas”. A inovação é fator decisivo para as mudanças que já ocorrem, porque no município o ecossistema que impulsiona ações de tecnologia tem suporte de uma lei de incentivos. Foz também integra suas forças para receber uma zona franca de tecnologia e assim consolidar esse bom momento.

Integração

O gerente regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein, citou a união do POD e da Caciopar em pautas estratégicas e dos dois abrirem espaço para um tema tão relevante como a inovação. Para o presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior, o exemplo dado pela Acifi e entidades locais deve ser impulsionador de novas parcerias de sucesso. O novo edifício foi construído por um regime conhecido por SPE (Sociedade de Propósito Específico) e permitiu a união de 21 entidades, que passam a despachar no mesmo endereço, fortalecendo ainda mais o movimento empresarial do município.

“A região Oeste do Paraná tem aptidão para o associativismo, movimento sério, focado no trabalho e no bem-comum”, destacou o deputado estadual Marcel Micheletto. Por sua vez, o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo, fez menção às entidades que em 2012 deram vida ao POD. Hoje reunindo mais de 65 entidades, o Programa contribui para planejar e desobstruir amarras que impedem a região de crescer e de revelar o seu verdadeiro potencial. “É isso o que ocorre quando há coragem, serenidade, determinação e brasilidade nas ações”, afirma Danilo.

O presidente do POD disse que felizmente muitas mudanças já ocorrem e afastam o setor produtivo de um ambiente hostil e no qual era praticamente impossível empreender. “Precisamos estar unidos, pensar no País e não em ideologias e trabalhar com dedicação para deixar um legado às próximas gerações que nos orgulhe”, afirmou ele. O Congresso da Caciopar e Fórum do POD abriu espaço para muitas outras atividades, como anúncio da vencedora do 3º Prêmio Caciopar Mulher Empreendedora, entrega de selo a agentes transformadores e assinatura do Pacto pela Inovação do Oeste do Paraná.

Líderes e empresários participaram da primeira edição conjunta do Congresso Caciopar e Fórum do POD

Crédito: Assessoria