Com a perspectiva de aumento da Selic, consumidor deve priorizar pagamento do IR à vista

O valor do imposto a ser pago em cota única não sofre correção

Vence no próximo dia 30 o prazo para o contribuinte pagar à Receita Federal a cota única ou primeira parcela dos débitos do Imposto de Renda 2013. Os economistas da Serasa Experian recomendam que o consumidor faça o pagamento à vista ou em até no máximo duas vezes. Isso porque a perspectiva para os próximos meses é de aumento da Selic, taxa de juros usada pela Receita para corrigir o parcelamento do imposto a pagar. Com a mudança nos juros, o consumidor poderá pagar uma prestação muito maior em novembro, por exemplo, mês em que termina o prazo para saldar a dívida.

Pelas regras da Receita, o pagamento do imposto devido pode ser feito à vista ou em até oito parcelas a vencer no último dia útil de cada mês. Quem deve até R$ 100 precisa pagar em cota única. Acima desse valor, no caso de parcelamento, os valores mensais não podem ser menores que R$ 50.

O valor da cota única ou primeira parcela não sofre correção. Já a partir da segunda, o montante é reajustado em 1% a cada mês, mais a taxa Selic acumulada mensalmente. De acordo com os economistas, é importante que o consumidor faça as contas e analise se há a possibilidade de liquidar o débito em pouco tempo.

Uma alternativa é utilizar os recursos investidos na poupança. Os economistas da Serasa Experian afirmam que é mais vantajoso resgatar o dinheiro e pagar o Imposto de Renda a ficar com ele aplicado e quitar as pendências com a Receita Federal por meio das oito cotas mensais.

Para quem está apertado e vai precisar parcelar, a orientação é tentar fazer o pagamento no menor número possível de cotas. Assim, o contribuinte também evita arcar com correções muito altas. É importante lembrar que ao parcelar, o consumidor precisa estar atento à data de vencimento, pois o pagamento fora do prazo terá multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%.

Fonte: Serasa