Caciopar – Solução das grandes cidades passa pelo interior

Dois temas dos mais importantes ao processo de desenvolvimento da região foram debatidos no sábado, em Quedas do Iguaçu, durante a última das reuniões executivas da Caciopar no ano. Cerca de 160 pessoas de várias cidades se uniram para conhecer com mais detalhes os argumentos pela pavimentação do trecho rodoviário entre Quedas do Iguaçu e Rio Bonito e a síntese de um trabalho, desenvolvido em agosto e setembro, e que apurou virtudes e pontos que deverão ser melhorados em nove microrregiões do Oeste.

O presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, abriu os trabalhos informando que a solução das grandes cidades passa pelo interior. No entanto, lamentou o fato de ainda existirem contradições no País que levam o governo a investir nas consequências e não nas causas dos problemas. Os investimentos pontuais têm reflexos de curto prazo, por isso a união, a articulação e o aprimoramento do argumento são tão importantes para que regiões, como o Oeste e o Sudoeste do Estado, consigam as obras estruturais que há tanto reivindicam para crescer e produzir. “Cada um precisa se apresentar e contribuir com o debate e com as ações práticas que forem elencadas”, afirmou Costenaro.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores e presidente da Frente Pró-Rodovia Quedas/Rio Bonito, Eradi Buss Dutra, informou sobre um sonho que há anos mobiliza líderes e moradores dos dois municípios. “Ela é estratégica para o presente e para o futuro dessa região, que hoje está em fim de linha e tem o segundo pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. Ela representa dias melhores também, além dessas comunidades, aos moradores dos três assentamentos que juntos são os maiores do mundo – Celso Furtado, Ireno Alves e Marcos Freire”, ressaltou. O que se vê, conforme ele, são excessos em grandes centros e pequenas regiões esquecidas.

Conforme Eradi, a pavimentação trará benefícios também ao Oeste, ao Sudoeste e à região Sul do Paraná. “Vamos criar um caminho mais curto para ligar grandes centros produtores, com economia em frete e redução de custos no transporte da produção”. Uma audiência pública, há poucos dias, ressaltou a urgência da obra e confirmou o comprometimento de vários setores na luta, que tem o apoio irrestrito também da Caciopar. O prolongamento da PR-484 tem extensão de 42 de quilômetros e a previsão de investimento é de cerca de R$ 100 milhões. “Precisamos de todo apoio possível para sair do isolamento, crescer e ajudar o Estado a melhorar seus indicadores”, segundo o prefeito de Quedas, Edson Prado.

Oficinas

Os consultores da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Iraci Mataczinski, Valentim Naue e Juliano Fuzinatto coordenaram a apresentação dos grupos das nove oficinas microrregionais que apuraram aspectos fortes e pontos que precisam ser melhorados para ampliar e acelerar o desenvolvimento do Oeste. Representantes de cada grupo, dividido por proximidade geográfica, informaram sobre potenciais e quanto a aspectos que precisam ser trabalhados.

Como virtudes estão a abundância de matérias-primas, a disponibilidade de mão de obra e o diálogo fácil, entre outros. E como os principais desafios estão as dificuldades de conseguir informações confiáveis sobre o setor produtivo, dados isolados e distorcidos e de como, de forma eficiente, buscar saídas que possam conduzir a um cenário que atenda a todos os interesses da região. “Essa é mais uma etapa de um amplo projeto de aprimoramento que contribuirá para o desenvolvimento local”, segundo Mario César Costenaro.

O encerramento das atividades foi com a divulgação de ações do Outubro Rosa, que mobiliza vários municípios do Oeste neste mês. Os trabalhos foram dirigidos pela coordenadora para Assuntos da Mulher Empresária da Caciopar, Rosangela Sonda. “Todos estão cientes da importância da prevenção e de ações que levem aos exames à detecção precoce da doença”. Mulheres, vestidas de camisetas e lenços rosas, brindaram o sucesso da campanha.