A cerimônia de encerramento da edição 2013 do Programa Varejo Mais

– mais vendas, mais competitividade, além de servir como balanço do programa, também premiou as empresas que mais se destacaram durante o programa. Estiveram presentes no evento Sr. Osmar Dalquano – Coordenador Estadual do Programa do Comercio do Sebrae/PR, Sra. Kellen Oliveira – Gestora do Projeto Varejo Mais em 2013 e neste ato representando o Sr. Orestes Hotz – Gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Sr. Paulo Beal – Presidente do Sindilojas Cascavel e representando neste ato o Sr. Darci Piana, Presidente da Fecomércio/PR, Sr. Paikan Salomon de Mello e Silva – Assessor Técnico da Fecomercio/PR e o Sr. Edson Braga Consultor Regional do Sebrae PR.

O Projeto “Varejo mais” foi desenvolvido pelo Sebrae Paraná e a Federação do Comércio no estado do Paraná, com o apoio do Senac Parana e Sesc Paraná, Sindilojas Cascavel, Sincopeças Oeste, Sinfarma Oeste e a Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu.

Na regional oeste do Sebrae, com o apoio da Fecomercio, o projeto foi desenvolvido nos municípios de Quedas do Iguaçu, Santa Helena, Vera Cruz do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Cantagalo e Candói, totalizando seis grupos de empresas com:

118 empresas participantes; 346 pessoas capacitadas; 8 cursos e 1.532 horas de consultorias de gestão e tecnologia.

Dentro da atividade do comércio varejista, um dos maiores desafios é atender bem o cliente, que está cada vez mais exigente e consciente das suas necessidades. O profissional do varejo tem que realizar verdadeiras acrobacias no seu dia-a-dia. E para demonstrar esse trabalho fomos presenteados com uma apresentação que reflete o cotidiano de nossas lojas, O GRUPO SOU ARTE, da Cidade de Campo Mourão com o tema “ A Minha empresa é um Espetáculo”.

Com relação á PREMIAÇÃO DAS EMPRESAS QUE SE DESTACARAM NO ANO DE 2013:

Concorreram e foram classificadas como loja Referência do comércio, os estabelecimentos que se destacaram na cidade por obter a maior pontuação, com média das avaliações das fases 1 e 2 do diagnóstico operacional de loja – dol, sendo consideradas as áreas de visual de loja, infra estrutura, gestão e atendimento, além das participações nos cursos e atividades do programa.

Como loja Revelação, concorreram e foram classificados os estabelecimentos comerciais que obtiveram a maior pontuação, considerando a maior diferença obtida entre as avaliações das fases 1 e 2, do dol, sendo consideradas as áreas de visual de loja, infra estrutura, gestão e atendimento, além das participações nos cursos e atividades  do programa.

O troféu entregue ao 1° lugar de cada categoria é uma obra do artista plástico Luiz Gagliastri que elaborou essa peça especialmente para o programa varejo mais. O troféu é uma estilização do deus do comércio: o deus mercúrio, cultuado pela mitologia greco-romana, com seus pés alados, Mercúrio significa a mudança, a transição, a passagem de um estado a outro.

Todas as lojas participantes do programa em Quedas do Iguaçu, automaticamente, foram inscritas para concorrer aos prêmios que serão revelados nesta noite.

Na categoria Revelação foram premiadas:

TERCEIRO DESTAQUE DESSE GRUPO É: Lojas Sartori

O SEGUNDO DESTAQUE É: Agro Pavan Agropecuária

E A VENCEDORA É A: Anare Confecções e Variedades

Loja Revelação: Anare Confecções e Variedades

“Foi o VarejoMAIS que nos incentivou e nos deu segurança para mudar a loja de local. Sabíamos que onde estávamos não era muito bom, mas o medo de mudar nos fazia ficar. Orientados pelos consultores do Sebrae/PR, ficamos encorajados a procurar outro local e, em agosto, tudo mudou! Digo que melhoramos em 80%, porque sempre queremos mais, mas nossos clientes adoraram as mudanças e até nos parabenizam. Isso, sem contar o aumento de faturamento. Foi muito bom poder participar.”

Erenice de Fátima Bruth, esposa de Rosenaldo Schisler de Siqueira, proprietários da Anare Confecções e Variedades, há quase três anos no mercado em Quedas do Iguaçu,

NA CATEGORIA REFERÊNCIA

O TERCEIRO DESTAQUE DESSE GRUPO É: Prontovet

O SEGUNDO DESTAQUE É: Ótica Carbonera

E A VENCEDORA É: Constantini

Loja Referência: Constantini Materiais para Construção

“Às vezes, temos vontade de mudar, mas falta conhecimento e motivação. No VarejoMAIS conseguimos colocar muita coisa em prática. Faço parte do departamento de vendas e aproveitei muito o tema vitrine. A nossa é bastante grande, em uma esquina, mas não aproveitávamos muito este espaço de venda. Com o Programa, elaboramos calendário para a exposição de materiais, como num esquema de rodízio, e não da forma com que fazíamos antes, deixando a vitrine o tempo que achávamos que devia ficar. Agora, utilizamos de técnica para isso e outras atividades na loja!”

Roberto Veríssimo dos Santos, há 15 anos trabalhando na empresa de Volmar Constantini, proprietário da Constantini Materiais para Construção, em Quedas do Iguaçu

Nossos agradecimentos  aos empresários participantes do Programa e o desejo de que o “VAREJO MAIS” sirva para a melhoria do comércio varejista paranaense, que é um importante setor de geração de emprego, renda e riqueza para as nossas cidades… nosso estado e nosso país.