Ace de Quedas (Caciopar) leva Prêmio Sensibilidade do CEME/FACIAP

Na noite desta segunda-feira (31) o auditório Caio Amaral, no Câmpus da Indústria da FIEP, ficou tomado por emoção. Cerca de 200 mulheres, integrantes de Conselhos Municipais da Mulher Empresária em todo o Paraná, prestigiaram a entrega da primeira edição do Prêmio Sensibilidade, promovido pelo CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária ligado à FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná.

Na ocasião, em que também foram comemorados os 10 anos de CEME, o presidente da Federação Rainer Zielasko destacou o papel da mulher no associativismo. “E muito especial a comemoração de10 anos do Conselho. A revolução que vemos hoje no mercado de trabalho deve-se à presença constante da força feminina em cargos de liderança e no associativismo”, afirmou.

A presidente do CEME, Maria Salette Rodrigues de Melo, ressaltou a importância da constituição de Conselhos da Mulher nos municípios. “Com o associativismo, unimos forças e agregamos crescimento para a mulher empresária, galgando um mundo melhor. Os Conselhos da mulher são um março para o desenvolvimento local”, disse.

Um dos motivos que representa a importância da empresária paranaense no associativismo é o papel desempenhado pelos Conselhos em âmbito nacional. Atualmente, a presidente do CNME – Conselho Nacional da Mulher Empresária é a paranaense Avani Slomp, que deu o seu depoimento durante o evento. “O Paraná é o estado que tem mais conselhos constituídos e hoje somos representantes dessa força também na presidência nacional. O associativismo, através do voluntariado, faz uma transformação, assim como as mulheres no mercado de trabalho”, salientou.

Premiadas

Conheça a história dos projetos vencedores do Prêmio Sensibilidade:

Núcleo da Mulher Empresária de Dois Vizinhos, com o projeto Econsciente – o projeto tem como finalidade diminuir o número de sacolas plásticas descartadas no meio ambiente, promovendo a preservação e a manutenção dos recursos naturais. Teve início em setembro de 2010 e já retirou das ruas mais de 12 milhões de sacolas plásticas, além de diminuir o volume de plástico de lixo no aterro sanitário de Dois Vizinhos.

Associação Comercial e Industrial de Londrina, com o projeto Nós do Poder Rosa – através de uma parceria inédita, em 2008, o CME/ACIL associou-se a quatro outras entidades da cidade, comandadas por mulheres, para formatar um evento aonde candidatas à vereadoras e esposas de prefeituráveis seriam sabatinadas sobre as políticas públicas para mulheres. O evento originou um movimento de enfrentamento à violência contra a mulher, o qual se transformou na organização com o nome vencedor. Hoje, são 30 entidades comandadas por mulheres, além de outros apoiadores.

Associação Comercial e Empresarial de Maringá, com o projeto Feira Ponta de Estoque – a ideia de realizar a ação surgiu em 1992, na gestão da até então presidente da ACIM, Maria Alice Pinatti. O objetivo foi fomentar o comércio em um período de baixas vendas, girando rapidamente os estoques.

Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu, com o projeto Agosto Azul – a finalidade é a conscientização dos homens a cuidarem da sua saúde. Sendo assim, uma grande movimentação foi realizada no mês dedicado a ações preventivas da saúde