ACIQI é Parceiro do Ministério Público na Campanha Paraná Sem Corrupção.

O Movimento Paraná Sem Corrupção pretende envolver toda a sociedade no combate à corrupção. Todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo paranaense. No dia a dia, na comunidade, na escola, no trabalho… nos mais diferentes grupos e lugares, é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos. Nesse movimento, a sua atitude conta muito! Participe.

ACIQI convida os associados a participarem da Campanha fazendo doações de prêmios para os concursos bem como patrocínio para impressão de panfletos e flyers informativos da Campanha.

Um pouco mais sobre o movimento…

Como surgiu a iniciati­­­va e qual é a principal proposta?

A campanha foi abraçada, em 2008, pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, que é formado pelos chefes dos Ministérios Públicos no Brasil. Em cada estado há um coordenador do movimento. E os pontos fundamentais da iniciativa são firmar o MP como órgão de encaminhamento de denúncias, investigação e processamento de medidas judiciais em relação a corruptos e corruptores e aproximar a instituição da sociedade.

Como funcionará nas escolas?

Os promotores irão falar com alunos, diretores, professores. Alguns locais estão desenvolvendo até concursos de frases, em Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu serão realizados concursos de redação.

Por que as escolas são os primeiros alvos do movimento?

Porque partindo das escolas há uma tendência de que o movimento seja agregado aos jovens, que possibilitam grandes mudanças na mentalidade e na prática cultural, fomentando a cidadania efetiva.

E as atividades em longo prazo?

A proposta é combater a corrupção nas eleições [deste ano]. E, para os próximos anos, desenvolver valores éticos e de cultura participativa, além de controlar escândalos que podem acontecer . O MP deve receber denuncias, investigar, oferecer ações penais. É trazer o cidadão para uma instituição incumbida de defender seus interesses.

Fonte: www.paranasemcorrupcao.org.br