O Projeto do Conselho Jovem da ACIQI

Após nove meses de articulação e criação, o Projeto “Conheça Seu Candidato” do Conselho Jovem da ACIQI (CONJOVEM), teve seu lançamento no Jantar de Confraternização da Associação Comercial e Empresarial de Quedas do Iguaçu, no dia 27/02 nas dependências da Sociedade União Clube.

Em seu pronunciamento, o Vice Pres. do CONJOVEM, Nicolas Pabst Dutra, falou sobre a importância do Projeto: “2014 é ano de eleição, momento de exercermos nosso direito ao voto, momento de escolhermos  nossos representantes em nível estadual e federal, momento de refletirmos sobre nossas escolhas”.

O Projeto, relaciona os deputados estaduais e federais que tiveram votos válidos na última eleição em Quedas do Iguaçu _ dos que fizeram 1 ou até mais de 4.000 mil votos_ ainda traz as informações sobre os recursos trazidos por eles, mostrando o que cada um viabilizou de concreto para o nosso município.

Hoje, Quedas do Iguaçu possui aproximadamente 25.000 eleitores _uma das maiores zonas eleitorais da nossa região_ Porém, com pouca representatividade junto a Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara de Deputados.

Mas os eleitores do nosso município tendem a votar em muitos candidatos, sendo que dos 54 Deputados estaduais eleitos, 40 deles foram votados em nosso município e dos 30 deputados Federais eleitos, 28 obtiveram votos em Quedas do Iguaçu. Essa pulverização faz com que nossos votos não se valorizem de fato, ficando com poucos representantes compromissados de fato com a nossa cidade.

Isso foi comprovado na busca das informações a serem contidas na cartilha, onde foi observada a dificuldade no retorno pelos nossos parlamentares: foram ligações, e-mails, ofícios protocolados e a insistente cobrança das respostas, que em muitos casos não veio.

O Projeto ainda está no começo, e várias etapas serão desenvolvidas, com grupos distintos da nossa comunidade. Primeiramente as escolas, para que desde cedo tomem ciência da importância do ato de cidadania que eles irão exercer com o seu primeiro voto, e da importância de se fazer isto de forma consciente.

Agora, o Projeto “Conheça Seu Candidato” já ultrapassou as fronteiras do nosso município, e se tornou um dos maiores projetos relacionados à importância do voto consciente do estado do Paraná. Sendo apresentado no 2° Congresso da Caciopar, no Parque Tecnológico da Usina de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu.  Despertando o interesse de outros municípios do estado por essa nobre causa.  Saindo com a promessa de que mais conselhos e suas Aces implementarão o Projeto nas suas cidades.

O Conjovem traz, através do Projeto “Conheça seu Candidato” a mensagem de mudança, de cobrança, de exigência por nossos direitos. De estarmos convictos da escolha certa. E muito ainda vai se ouvir falar desse Projeto.