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DICAS DE PREVENÇÃO: GOLPES COM CARTÃO DE CRÉDITO

DICAS DE PREVENÇÃO: GOLPES COM CARTÃO DE CRÉDITO

O cartão de crédito facilita a vida de muita gente, especialmente dos brasileiros que o tem como meio preferido de pagamento. Porém, pode representar uma dor de cabeça quando o assunto é segurança, não sendo incomuns as fraudes e golpes.

Segundo a Febraban, em tempos de pandemia e, consequentemente, com o aumento do comércio eletrônico, duas modalidades de ataque tem sido exploradas pelos golpistas:

– Phishing (aumento de 80%): e-mails ou mensagens que carregam vírus ou links que direcionam o usuário a sites falsos, normalmente enviado por remetentes desconhecidos ou falsos.

– Golpe do falso motoboy (aumento de 65%): contato estabelecido com o usuário para confirmar alguma transação online suspeita, onde se solicita a senha do cliente e depois oferece o serviço de retirada do cartão, através de um motoboy.

Como podemos observar, seja por meio presencial ou virtual, os golpes crescem na mesma proporção. E muitos dos casos envolvendo cartão de crédito são resultados de descuidos ou incidentes por parte do próprio usuário.

Desconfie de mensagens requisitando acesso a links e solicitações de senhas por e-mail ou SMS. As instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha do cartão de crédito, nem mesmo o seu código de segurança. Essas são informações pessoais e intransferíveis. Mesmo o uso do cartão em lojas físicas e caixas eletrônicos são passíveis de problemas. Portanto, atente-se:

– Proteja suas contas com senhas fortes. Evite usar nomes de pessoas próximas, datas de aniversário e combinações fáceis de adivinhar como ABCD ou 1234. Inclua sempre caracteres especiais como #@;

– Não use a mesma senha em diferentes serviços;

– Adote um aplicativo de gestão de senhas ou guarde-as em local seguro;

– Habilite mecanismos de dupla autenticação, especialmente nos aplicativos de mensagens e redes sociais.

Fonte: portal.febraban.org.br/noticia/3522/pt-br/

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